Cel/Whats: (66) 9 9658-1533

E-mail: redacao@elnews.jor.br | facebook.com/elnews



Anuncio

Clima | Tempo

Jornal Impresso


Fundação MT convida para evento hoje em Primavera

22/11/2018

Fundação MT convida para evento nessa quinta feira (22), em Primavera do Leste

Hoje (22), logo mais, as 18:45 horas a Fundação Mato Grosso fecha mais uma rodada de palestras do “É Hora de Cuidar”, em Primavera do Leste. O projeto faz parte do calendário oficial da entidade há mais de 20 anos.

O evento será na sede da Fundação MT, na sede do Sindicato Rural e todos os produtores interessados estão convidados a participar. As inscrições são de graça e devem ser feitas no local.

O tema deste ano é “os cuidados no tempo certo”, com apresentação dos últimos resultados de trabalhos desenvolvidos pela Fundação nas áreas de “manejo de nematoides e pragas”, com as pesquisadoras Rosangela Silva e Lúcia Vivan. E “Tecnologia de aplicação: eficiência em diferentes condições climáticas”, com o professor Humberto Santiago, da UFOB.

A apresentação sobre Nematóides é um dos destaques desta edição, trazendo um alerta sobre os riscos de uma infestação e prejuízos, nesta safra e no futuro. “Os resultados de avaliação sobre essa praga mostram um aumento muito grande nas áreas infestadas por cisto, na última safra. O produtor ainda não esta sentindo o prejuízo, mas poderia produzir mais”, aponta a Nematologista Rosangela Silva.

Na temática envolvendo o manejo de pragas da soja: insetos, sugadores e lagartas, não alvo da tecnologia Bt, da pesquisadora Lucia Vivan, os produtores terão acesso às principais ferramentas disponíveis hoje para monitorar bem a área e saber oque usar e quando agir. Além dos resultados de produtos que estão sendo aplicados e situações que podem acontecer na região, caso ocorra um período de veranico. “É como um alerta para o produtor, com base no trabalho de acompanhamento da lavoura que estamos fazendo de forma mais técnica, no ramo da pesquisa”, explica Vivan.

Os pesquisadores estão na estrada, desde o dia 12 de novembro. Eles já passaram por oito cidades do médio norte e oeste de MT, começando por Sorriso. Amanhã (23) acontece o fechamento da edição 2018 do “É hora de Cuidar”, em Rondonópolis. A média de público até agora foi de 180 pessoas. “Estamos muito satisfeitos com o resultado que tivemos até agora. Mesmo com tantos feriados o produtor compareceu em peso em todas as cidades e mostrou seu interesse em receber mais informação. Para a Fundação esse é maior prêmio que podemos ter: ver o setor produtivo consumindo as informações em pesquisa que geramos”, pontuou o Diretor de Marketing e Novos Projetos da Fundação MT, Luís Carlos de Oliveira.

Anuncio

Grupo de notícia Cidade



Video publicitário

VIDEOS